segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Captura das Peças

As peças capturam com exceção do peão segundo seu próprio movimento. Toda peça, que se encontra sob o raio de ação de outra inimiga, pode ser capturada, e, tomada, será retirada do tabuleiro, cuja vaga será preenchida, em seguida, pela peça vencedora. O Rei, saibamos, de passagem, é a única peça que não poderá ser capturada.
Importante é frisar que, em xadrez, capturar peça não é manobra obrigatória. Não existe, na verdade, obrigação alguma em tomar ou "comer" um peça.

O Peão faz exceção

O Peão é a única peça que não toma outra inimiga no sentido do seu movimento. Captura qualquer peça inimiga que se encontre situada nas casas laterais à casa de seu avanço imediato.
Com outra explicação: captura como Bispo, apenas uma casa, e somente para frente.
O Peão apresenta, ainda, outra exceção interessante. Todas as peças - Rei, Dama,Torre, Cavalo e Bispo - podem locomover-se para a frente e para trás. No entanto, o Peão somente avança; não pode, em nenhuma hipótese, realizar um recuo. Ele jamais retrocede!

Exceções do Rei

O rei tem, igualmente, limitados seus movimentos em diversas eventualidades. Já sabemos que todas as peças movimetando-se, podem a) ocupar casas livres, ou casas sob domínio de peças inimigas; b) Capturar peças indefesas ou peças defendidas. O Rei, porém, não pode encaminhar-se para casa dominada por peça adversária, nem tomar peças defendidas.