Estudamos até aqui, a mobilidade de cada peça isoladamente. Quando existem outras no tabuleiro, a mobilidade pode estar reduzida ou mesmo ser nula. A presença de peças da mesma cor, ou de peças contrárias, diminui o raio de ação de uma peça.
Vejamos esses dois casos:
1º - A peça é da mesma cor
Nesta eventualidade não é possível saltar sobre essa peça, nem ocupar sua casa. O domínio de uma peça, ou sua mobilidade, termina na casa imediatamente anterior a ela. O Cavalo, contudo, é a única peça que goza do privilégio de saltar por cima das próprias peças ou das peças adversárias.
2º - A peça é de cor diferente
Como no caso anterior, também não é possível passar sobre ela; porém, a peça que se move pode chegar até a casa ocupada pela peça contrária, apoderar-se da referida peça e dominar a casa, a peça contrária visada é retirada do tabuleiro. A Isso se denomina ganhar, capturar, tomar, ou "comer".. Somente ao Peão, como veremos adiante, é negado esse direito.
O movimento do Cavalo é exceção
O Cavalo é peça que tem movimento peculiar, porquanto salta sobre as demais, quer seja próprias quer adversárias; mas observemos que a casa a que se dirige não deve estar ocupada por peça de seu lado.